É fácil ver por que os colonos alemães e italianos que vieram para o Brasil no final do século XIX foram atraídos para as terras altas de Santa Catarina, conhecidas como Vale Europeu.
Ao contrário do litoral, as terras altas, que atingem de 700 a 1800 metros de altitude, têm um clima frio, chuvoso e até mesmo neve no inverno, clima bem parecido com o da Europa.
Além do clima, a paisagem lembra o sul da Alemanha: plantações de madeira, campos de cebola e macieiras, grandes campos verdes pontilhados de vacas e de frangos. Se não fosse por uma ocasional palmeira ou pelas plantações de banana, quase se poderia esquecer que este é o sul do Brasil.
Praias paradisíacas
O litoral é lindo e agradável, mesmo no inverno. A região tem mais de 500 praias. A costa de Santa Catarina oferece cenários de tirar o fôlego, onde é possível avistar baleias e golfinhos. A beleza das paisagens é marcada pela areia branca, pelas águas cristalinas e pelos barcos de pesca coloridos. As dunas, lagoas e ilhas completam a magia da natureza.
É possível seguir pela BR-101 para conhecer a costa completa. Particularmente, dois pontos históricos devem ser mencionados: São Francisco do Sul e Itajaí. A chamada Costa Esmeralda tem mais 100 praias e importantes edifícios históricos.
O litoral de Santa Catarina também tem uma infraestrutura excelente totalmente desenvolvida. Encontram-se grandes hotéis que pertencem a cadeias internacionais, além de hotéis bem pequenos e exclusivos.
Culinária
No Vale Europeu, é possível saborear a cozinha do mundo inteiro. É uma região que se pode conhecer também pelo estômago. Em seu cardápio, há vários pratos feitos em casa, mas também o refinado preparado da cozinha internacional. Pode-se apreciar estes pratos em vários ambientes: há pequenas e confortáveis cantinas italianas, bares abertos com pisos de ladrilho colonial e excelentes restaurantes que servem vários pratos típicos da cozinha alemã, churrascarias e os conhecidos cafés alemães. Cada grupo étnico adicionou seus próprios ingredientes para esta receita de sucesso. Especiarias locais e africanas foram misturadas aos pratos portugueses, alemães, italianos, poloneses e ucranianos.
O visitante é seduzido pelo sabor de uma culinária rica. Muitas peças suculentas de carne, peixe, frango, carne de porco, frutos do mar, ostras, caranguejos, mexilhões, frutas tropicais e sobremesas maravilhosas que são as proferidas pelos avós europeias.
Geografia do Vale Europeu
Paraísos tropicais na costa, frio e neve nas montanhas. Uma cultura europeia e edifícios históricos. A conexão especial das diferentes zonas climáticas e paisagens preserva um pouco do clima europeu no Brasil.
Faz muito frio no inverno! As montanhas do Vale Europeu estão localizadas a apenas duas horas da costa e são rodeadas por picos. É uma das poucas áreas no Brasil em que pode nevar no inverno. A mudança é impressionante. O panorama de um mar azul com areia branca, lagoas e praias dá lugar a uma extensa Mata Atlântica, a floresta de araucárias, aos desfiladeiros e a vales com rios sinuosos. Há belas cachoeiras e águas termais, cujo efeito de cura é confirmado cientificamente. As paisagens são de uma beleza inacreditável.
População
A população do Vale Europeu é formada por diferentes grupos étnicos e os costumes dos nativos é visível na arquitetura, no folclore e nas festas tradicionais, cujas conexões formam o rosto multifacetado da população. Em grata memória, esta área que generosamente abrigou várias famílias imigrantes é tolerante com as diferenças e cheia de hospitalidade.
E você? Pronto pra fazer essa viagem? Monte o seu roteiro com a Casa do Turista! Reserve seu tour agora.
0 comentários