Nascido junto com o Parque, o zoológico do Beto Carrero World foi uma das primeiras áreas criadas dentro do BCW, e hoje, é um dos locais mais modernos e adaptados do lugar. O Zoo foi criado, principalmente, por causa da admiração que Beto Carrero tinha pelos animais. Na época, animais como tigres, ursos e leões ficavam em áreas de exposição, além de participarem dos shows. Atualmente não existe mais este tipo de apresentação.
Com o passar do tempo, e visando cada vez mais o bem-estar animal, o zoo passou por transformações: os recintos foram reformados e chegaram novas espécies. Hoje o Zoo Beto Carrero World conta com 118 mamíferos, 877 aves e 48 répteis. Todos eles vivem em áreas que simulam o habitat natural e contam com alimentação balanceada, além de terem uma equipe de profissionais especializados.
O médico veterinário José Daniel Fedullo explica que, além dele, o Zoo também conta com biólogos e tratadores que completam a equipe. “Nosso trabalho é focado principalmente na prevenção de doenças e na busca pela saúde completa dos animais. Todos os dias são preparadas cerca de 80 bandejas de alimentos, além de “check ups” e exames laboratoriais”, comenta.
Uma das áreas de maior interatividade com os animais dentro do Zoo, é o Mundo Mágico das Aves. Os visitantes podem entrar no recinto, ao mesmo tempo em que as aves se alimentam, dormem ou voam. Conforme Daniel, esta área imita perfeitamente o ambiente natural em que os pássaros vivem. “Fora isso também temos o Serpentário, onde as pessoas podem observar as serpentes em seus terrários, além de conferirem as informações sobre esses animais nos murais”.
O Zoológico cresce
O tratamento dos animais se reflete no comportamento de cada um deles. Um dos sinais de como estão sendo bem alimentados, saudáveis e em boas instalações, por exemplo, é a reprodução em cativeiro. O Gigrande, filhote de girafa do Parque, foi o primeiro a nascer em um zoológico catarinense. Fora isso, o Zoológico Beto Carrero World também já registrou nascimentos de chimpanzé, macaco prego, tamanduá-mirim, tamanduá-bandeira, lhama e várias espécies de aves.
Além dos animais que já nasceram e nascem no Zoo, de tempos em tempos, o Beto Carrero World adquire novas espécies, como a girafa Pequena, que chegou no Parque ainda filhote, as suricatas, e os leões brancos, trazidos de um criadouro da África do Sul. Geralmente, esses animais chegam ao Parque através de contato feito com outros zoológicos e criadouros, e já nasceram em cativeiro. Ao contrário do que algumas pessoas possam imaginar, eles nunca são retirados da natureza.
O Jardim Secreto
A área mais nova dentro do Zoológico Beto Carrero World, é na verdade, bastante antiga. O Jardim Secreto foi um reduto idealizado por Beto Carrero, onde ele ia para descansar e admirar os animais. O acesso a esse conjunto de recintos é feito através de uma ponte de madeira, percorrendo uma trilha através da mata.
Antes de ser aberto ao público, o Jardim Secreto foi reformulado e hoje abriga dois exemplares de chipanzés, um tigre branco e quatro leões brancos – três leoas e um leão. Eles, inclusive, chamam muito a atenção pela curiosidade dos visitantes. Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, eles não são albinos, mas sim leucisticos.
“Acredita-se, inclusive, que a sobrevivência desses animais na natureza foi comprometida devido a coloração clara que os impede de se misturarem à vegetação, chamando assim a atenção dos predadores”, explica a bióloga Kátia. Em cativeiro, sobrevivem em média 25 anos e a gestação é de 100 dias, sendo que cada fêmea pode gerar até quatro filhotes por vez.
Áreas que simulam o habitat natural? Visitei o Beto Carreiro ontem e após observar a situação lamentável dos animais resolvi procurar um pouco na internet sobre o que está sendo feito a respeito, então me deparei com essa matéria. Três leões em um espaço minúsculo, com quase 40°c, morrendo de calor e tédio, não parece o habitat natural do rei da selva. Macacos sem sombra, escondidos e estressados. Girafas sem uma árvore em seu espaço, que também é pequeno e inadequado. O parque é incrível, show e brinquedos. Mas o zoológico é um mar de tristeza desses animais expostos e explorados. Sugiro a todos que visitarem o parque, que enviem um e mail ao Beto Carreiro, que não precisa de animais expostos para ser um lugar turístico incrível.
Obrigado Mariana por seu comentário sincero.
Anexamos aqui a resposta oficial do Parque Beto Carrero World ao respeito para conhecimento público: https://blog.betocarrero.com.br/zoo-beto-carrero-nota-publica/
Estive no dia 18/02/2021 visitando o Zoo do Beto Carreiro e observei que a leia branca estava parindo.
Avisei a um funcionário que logo fez contato com o Zoo . Mais tarde fui novamente ao Zoo e a leoa já não estava mais lá.
Gostaria de saber quantos filhotes a leoa teve e se estão passando bem.