Experiência da Luciana Monitora Instrutora Aqua Aventura

Atuar como Instrutora Aqua Aventura foi inovador para mim, mesmo já tendo experiência na atividade. O Aqua, carinhosamente chamado, me permitiu acompanhar de perto diariamente a vida marinha da praia da Sepultura, as variações e influência do clima nas condições da água do mar e registrar tudo isso através da fotografia; O convívio com a natureza, em especial o ambiente marinho, é transformador. Poder acompanhar os hábitos de cada espécie marinha é um aprendizado sem igual.

Diferentes espécies de peixes, algas, as tartarugas marinhas e sua sociabilidade, estrelas do mar, caranguejos, ermitão… o mar é um baú de tesouros aberto para uma bióloga marinha. O Aqua facilitou o contato com esses seres, me permitindo admirá-los numa rotina diária de mergulhos totalmente diferentes. Fortaleceu meu corpo, minha apneia, minha percepção e meu amor pelas minhas profissões.

Minhas profissões, que além de admirar e estudar toda essa beleza subaquática como bióloga marinha, também é de apresenta-la a outras pessoas com educação ambiental, através de experiência com mergulho e de palestras pelo Projeto Tartabinhas. Afinal, as pessoas que não tem o mesmo treinamento técnico que eu, também merecem conhecer e apreciar toda essa beleza aquática. Como mergulhadora Dive Master PADI, com treinamento em primeiros socorros e resgate na água, pude acompanhar pessoas com idade entre sete e mais de sessenta realizando o sonho de ver sob água. Pelo Projeto Tartabinhas, eram ofertadas pequenas palestras sobre o ambiente aquático, cuidados durante a atividade e sobre a problemática do lixo marinho para conscientizar os participantes da atividade sobre a importância do cuidado ambiental e como todos nós somos influentes e influenciados pela “saúde do meio ambiente”.

Pude ver olhos emocionados, cheios de gratidão, dos participantes ao verem a beleza submarina, confiando a mim sua segurança, aprendizado e satisfação. Poder ver pessoas flutuarem sem cair, admirar sem tempo, sem cobrança, sem dor e com muita emoção quando acreditavam não poder realizar uma atividade aquática é um presente sem preço e de altíssimo valor ofertado a mim como Instrutora Aqua Aventura. Sou grata ao Aqua por poder participar da promoção de tanta felicidade aos “Aqua Aventureiros” deste verão de 2018.

[supsystic-gallery id=18]

 

About Author

client-photo-1
Luciana Fortuna Nunes
Luciana Fortuna Nunes - Bióloga Marinha, Mergulhadora DM PADI e representante técnica do Projeto Tartabinhas Monitora e Fotógrafa SubAquática da atividade Aqua Aventura 2018

Comments

Deixe uma resposta