Reserva do Arvoredo: a área mais protegida do litoral catarinense

Reserva do Arvoredo: a área mais protegida do litoral catarinense
Reserva do Arvoredo: a área mais protegida do litoral catarinense

Um destinos que atrai a atenção dos visitantes que vão a Santa Catarina é a Reserva Biológica  Marinha do Arvoredo, uma unidade de conservação federal criada em 1990 por meio de decreto federal 99.142.  A Reserva  do Arvoredo está localizada no litoral do estado, entre os municípios de Bombinhas e Florianópolis, a pouco mais de 11 quilômetros da costa. A beleza do lugar é o principal chamariz; contudo, há vários cuidados para manter a reserva protegida.

Trata-se de uma área de proteção integral, cujo intuito é preservar um pequeno espaço da costa catarinense que apresenta uma grande importância para o ecossistema da região. Também carrega uma importância histórica e arqueológica, uma vez que antigas sepulturas Sambaquis e Itacoatiaras mostram que houve a ocupação humana há mais de 2 mil anos. Conheça um pouco mais da reserva e seus encantos! Reserve seu traslado até Bombinhas agora.

Principais atrativos da Reserva do Arvoredo

Com pouco mais de 17.600 hectares de superfície, a Reserva Biológica Marinha do Arvoredo conta com as ilhas do Arvoredo, Deserta, Galé, Calhau de São Pedro e uma grande área marinha em volta desse arquipélago. Trata-se de uma área que representa os ecossistemas da região sul, sobretudo a região costeira ao norte da .

Tanto as ilhas quanto as ilhotas e a plataforma continental não sofreram com a interferência direta do homem, exceto pelas medidas preventivas e de recuperação dos ecossistemas, bem como as atividades de manejo necessárias para manter o equilíbrio natural, os processos ecológicos e a vida. As ilhas possuem uma vegetação característica de Mata Atlântica, local onde se reproduzem aves marinhas e sítios arqueológicos com inscrições rupestres e sambaquis. O ambiente proporciona as condições necessárias para a reprodução de centenas de espécies marinhas, o que contribui para a vida aquática e a manutenção dos estoques pesqueiros do estado.

Entre as espécies que vivem na região estão garoupas, meros, lulas, moreias, tartarugas marinhas, arraias, etc. Estudos feitos na Ilha do Arvoredo mostram que lá vivem mais de 139 espécies de aranhas, 195 de plantas, 28 de aves, 10 de mamíferos, 7 de anfíbios, 7 de lagartos e 5 de serpentes, entre outros. Na área marítima, foram registradas mais de 190 espécies de peixes, 145 de moluscos, 53 de caranguejos e siris, entre outros grupos.

Visitação

Por se um ecossistema sensível, biólogos orientam que a visitação e o manejo seja feito com cautela. Muitas das espécies citadas estão ameaçadas de extinção e também há uma área destinada à sua reprodução, bem como o crescimento de diversas espécies. Daí a importância de ter todo um cuidado com o ecossistema. A prática de mergulho, que era normal na região até o ano 2000, hoje é restringida apenas ao sul da Ilha de Arvoredo.

O que é permitido

Trabalhos científicos, de cunho educacional e de pesquisa são permitidos, desde que autorizados  pelo ICMBio. O trânsito de embarcações é permitido na rota de passagem pré-estabelecida pelo plano de manejo da reserva; entretanto, é necessário manter o afastamento mínimo de 500 metros das ilhas.

O que é proibido

Dentro da Reserva do Arvoredo, é proibido qualquer tipo de pesca, atividades turísticas, práticas esportivas e recreativas, a exemplo de mergulhos, jogos, esportes náuticos e passeios. Não se pode ancorar na área sem a autorização, sendo permitida somente a passagem pelo interior da reserva utilizando as todas e o abrigo nos dias de mar agitado. Somente é permitido o desembarque nas áreas terrestres da reserva em situações de emergência. Respeitando as normas, é possível presenciar as maravilhas do lugar e garantir que outras pessoas possam fazer o mesmo.

Gostou do post e quer conhecer a Reserva do Arvoredo? A Casa do Turista oferece diferentes opções de pacotes para toda a Santa Catarina. Há um com o seu perfil! Reserve seu traslado até Bombinhas agora.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

21/02/2019
Qual cidade que administra a ilha do arvoredo
21/02/2019
Olá, obrigado por entrar em contato: Conforme o Decreto Nº 99.142 de 12 de Março de 1990 Em seu Art. 3º disse: "A Reserva Biológica Marinha do Arvoredo fica subordinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que deverá tomar as medidas necessárias para sua efetiva implantação, manutenção e controle."

Deixe uma resposta