Qual o significado por trás dos nomes das praias de Bombinhas

Qual o significado por trás dos nomes das praias de Bombinhas

Situado na única península de Santa Catarina, o município de Bombinhas encanta pela sua diversidade biológica e número de praias. Em seu território, com cerca de 35 km², são 39 praias oficiais catalogadas. Dentre elas, os nomes são mais diversificados e curiosos. Tanto que, recorrentemente,desperta o interesse de visitantes e moradores locais: por que tais nomes? Agora, conheça o significado por trás dos nomes de algumas das principais praias de Bombinhas.

Praia de Bombas e Praia de Bombinhas

Situada no bairro de Bombas, a primeira praia a servisualizada ao chegar no município talvez tenha um dos nomes mais curiosos ehistóricos. Na verdade, a Praia de Bombas era conhecida como Praia Grande pelosmoradores nativos, antes da emancipação do município. O motivo era simples: é amaior praia do lado norte da península. Acontece que, depois que o municípiofoi desmembrado de Porto Belo, precisou-se oficializar os nomes das praias.

A Praia Grande passou-se a se chamar Praia de Bombas e a Praia de Bombinhas, que antes era denominada pelos moradores nativos como Bombas, teve seu nome trocado para o diminutivo, como continua até os dias atuais.

A razão para a escolhas do nome se dá em razão do barulho que as ondas fazem quando quebram. Dizem que quando os primeiros exploradores chegaram no local, confundiram o som das ondas com o de grandes explosões.

Praia de Bombinhas e canto Direito da Praia de Bombas. Fonte: Rodrigo Dalri.

Praia da Sepultura

Até 1840, a Praia da Sepultura era denominada como Praiada Baixada, devido a suas características geográficas. Foi nessa mesma época que o Major José da Silva Mafra, proprietário das terras na época, mandou erguer duas taipas para cercar sua criação de porcos. Durante a obra, dois escravos iniciaram uma discussão que terminou com a morte de um deles. Sem ter para onde levar o corpo, o escravo foi enterrado próximo a praia, que passou a levar esse nome depois da ocorrência.

Praia da Sepultura está entre as principais praias de Bombinhas para turismo. Fonte: Turismo Bombinhas.

Retiro dos Padres ou Praia dos Ingleses

Antes de se chamar Praia do Retiro dos Padres, a praia com cerca de 260 metros se chamara Praia dos Ingleses. O local ganhou esse nome na metade do século XIX, quando um navio inglês ficou avariado no local. O caso atraiu os olhares da população que morava no local, que foram até o local para saber o que tinha acontecido. Desde então, passaram a chamar a praia pelo nome.

A troca do nome Praia dos Ingleses para Retiro dos Padres aconteceu somente em 1967, quando a orla da praia foi adquirida pelos Padres Salesianos de Itajaí, que construíram uma casa para ser utilizada como retiro no local.

Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Praia de Quatro Ilhas

Antes de receber esse nome, os moradores nativos costumavam se referir a ela como Praia de Fora. O nome justificava suas características geográficas de mar aberto. Assim como as praias de Bombas e Bombinhas, só recebeu o nome de Quatro Ilhas com a emancipação do município e oficialização do nome das praias. A justificativa para o nome é que, da areia da praia, é possível visualizar quatro ilhas: Deserta, Galés, Arvoredo e Macuco.

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Praia do Mariscal

Recebeu este nome em decorrência do volumoso número de mariscos que se concentravam nos rochedos do canto esquerdo da praia. Até hoje alguns pescadores fazem o cultivo dos mariscos nas proximidades da praia.

Praia do Mariscal em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Praia de Zimbros

Levou esse nome com a sua ligação com o bairro que está situada. O nome Zimbros surgiu quando os primeiros açorianos desembarcaram e se estabeleceram no local. Surgiu em decorrência da planta da família das Pináceas, um arbusto com frutos aromáticos e medicinais, que era encontrado em abundância no local.

Praia de Zimbros em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Agora que você já sabe o motivo por trás do nome de algumas das principais praias de Bombinhas, não perca tempo, venha para a única península da região sul do Brasil e se encante com as belezas naturais de um dos melhores destinos turísticos do país. Conheça a Casa do Turista e suas opções especiais de tours pelo município.

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista Blog

Comentários

Deixe uma resposta

1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by