Qual o significado por trás dos nomes das praias de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista Blog

"

Leia mais

Situado na única península de Santa Catarina, o município de Bombinhas encanta pela sua diversidade biológica e número de praias. Em seu território, com cerca de 35 km², são 39 praias oficiais catalogadas. Dentre elas, os nomes são mais diversificados e curiosos. Tanto que, recorrentemente,desperta o interesse de visitantes e moradores locais: por que tais nomes? Agora, conheça o significado por trás dos nomes de algumas das principais praias de Bombinhas.

Praia de Bombas e Praia de Bombinhas

Situada no bairro de Bombas, a primeira praia a servisualizada ao chegar no município talvez tenha um dos nomes mais curiosos ehistóricos. Na verdade, a Praia de Bombas era conhecida como Praia Grande pelosmoradores nativos, antes da emancipação do município. O motivo era simples: é amaior praia do lado norte da península. Acontece que, depois que o municípiofoi desmembrado de Porto Belo, precisou-se oficializar os nomes das praias.

A Praia Grande passou-se a se chamar Praia de Bombas e a Praia de Bombinhas, que antes era denominada pelos moradores nativos como Bombas, teve seu nome trocado para o diminutivo, como continua até os dias atuais.

A razão para a escolhas do nome se dá em razão do barulho que as ondas fazem quando quebram. Dizem que quando os primeiros exploradores chegaram no local, confundiram o som das ondas com o de grandes explosões.

Praia de Bombinhas e canto Direito da Praia de Bombas. Fonte: Rodrigo Dalri.

Praia da Sepultura

Até 1840, a Praia da Sepultura era denominada como Praiada Baixada, devido a suas características geográficas. Foi nessa mesma época que o Major José da Silva Mafra, proprietário das terras na época, mandou erguer duas taipas para cercar sua criação de porcos. Durante a obra, dois escravos iniciaram uma discussão que terminou com a morte de um deles. Sem ter para onde levar o corpo, o escravo foi enterrado próximo a praia, que passou a levar esse nome depois da ocorrência.

Praia da Sepultura está entre as principais praias de Bombinhas para turismo. Fonte: Turismo Bombinhas.

Retiro dos Padres ou Praia dos Ingleses

Antes de se chamar Praia do Retiro dos Padres, a praia com cerca de 260 metros se chamara Praia dos Ingleses. O local ganhou esse nome na metade do século XIX, quando um navio inglês ficou avariado no local. O caso atraiu os olhares da população que morava no local, que foram até o local para saber o que tinha acontecido. Desde então, passaram a chamar a praia pelo nome.

A troca do nome Praia dos Ingleses para Retiro dos Padres aconteceu somente em 1967, quando a orla da praia foi adquirida pelos Padres Salesianos de Itajaí, que construíram uma casa para ser utilizada como retiro no local.

Praia do Retiro dos Padres, em Bombinhas. Fonte: Turismo Bombinhas.

Praia de Quatro Ilhas

Antes de receber esse nome, os moradores nativos costumavam se referir a ela como Praia de Fora. O nome justificava suas características geográficas de mar aberto. Assim como as praias de Bombas e Bombinhas, só recebeu o nome de Quatro Ilhas com a emancipação do município e oficialização do nome das praias. A justificativa para o nome é que, da areia da praia, é possível visualizar quatro ilhas: Deserta, Galés, Arvoredo e Macuco.

Praia de Quatro Ilhas em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Praia do Mariscal

Recebeu este nome em decorrência do volumoso número de mariscos que se concentravam nos rochedos do canto esquerdo da praia. Até hoje alguns pescadores fazem o cultivo dos mariscos nas proximidades da praia.

Praia do Mariscal em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Praia de Zimbros

Levou esse nome com a sua ligação com o bairro que está situada. O nome Zimbros surgiu quando os primeiros açorianos desembarcaram e se estabeleceram no local. Surgiu em decorrência da planta da família das Pináceas, um arbusto com frutos aromáticos e medicinais, que era encontrado em abundância no local.

Praia de Zimbros em Bombinhas. Fonte: Features Design.

Agora que você já sabe o motivo por trás do nome de algumas das principais praias de Bombinhas, não perca tempo, venha para a única península da região sul do Brasil e se encante com as belezas naturais de um dos melhores destinos turísticos do país. Conheça a Casa do Turista e suas opções especiais de tours pelo município.

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

1 Comentário

  1. Mirtha

    La atención de los funcionarios da Casa do Turista fué muy buena. Me orientaron muy bien.
    Pasé 11 días en Bombinhas, en Praia 4 Ilhas.
    La atención en el Residencial Enseada das 4 Ilhas, fué muy bueno y me gustaría decir más. Agradecer a sus propietarios y empleados.
    Desde ese lugar, se puede recorrer por la costa, todas las playas, desde Bombas, do Ribeiro, Bombinhas, Trapiche, Embrulho, Miseria, Lagoinha, Sepultura y Retiro dos Padres.
    Parecen lejanas, pero no.
    El Camión de la Alegría, pasa ahora cada 2 hs, cuesta 20 reales y te lleva por todas las cercanías de las playas y de noche también para ver la intensa actividad en Bombas y Bombinhas.
    Es una zona de Brasil, privilegiada, hay tantas playas y tantos lugares q recorrer, que se puede regresar.
    El único problema es que no hay ómnibus desde Itapema, ni de Florianópolis.
    Hay que pagar taxi.
    Gracias al Programa Bandeira Azul que está haciendo muy buen trabajo y limpieza de las ciudades y playas.
    Gracias por compartir tan hermosos lugares.

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

INICIAR CONVERSA
1
Posso lhe ajudar?
Olá, estou no site Casa do Turista, na página Qual o significado por trás dos nomes das praias de Bombinhas e tenho a seguinte dúvida: