Praia do Pinho: a primeira praia de naturismo do Brasil

Praia do Pinho: a primeira praia de naturismo do Brasil
Praia do Pinho: a primeira praia de naturismo do Brasil | Casa do Turista

Você já ouviu falar na Praia do Pinho, em Balneário Camboriú? Ela ficou nacionalmente conhecida durante a década de 1980, quando ainda não existiam praias dedicadas ao naturismo no Brasil. Hoje, ela é ponto de referência para quem busca um local tranquilo para entrar em contato com a natureza. Nesta praia, existe uma divisão: em um lado todos devem ficar sem roupas; no outro, a nudez é opcional. Saiba mais sobre a história desta bonita e preservada praia catarinense! 

Saiba mais sobre a Praia do Pinho, em Balneário Camboriú

São 500 metros de extensão, areias claras e águas limpas. Morros cobertos pela Mata Atlântica cercam o local. O estilo de vida adotado pelos praticantes do naturismo contribui para o excelente estado de preservação desta praia.

Lá, há um complexo turístico que garante o conforto dos visitantes, com cabanas, chalés, restaurantes e bares preparados para receber quem chega às areias da Praia do Pinho. Existe ainda uma área reservada para camping – com espaço para 200 barracas – e um estacionamento. É a união de um cenário rico em belezas naturais preservadas com uma excelente infraestrutura, capaz de garantir férias relaxantes para quem escolhe passear pela região.  

A primeira praia de naturismo brasileira

A Praia do Pinho foi palco de algumas conquistas importantes para os praticantes do naturismo. Até o início de 1980, não existiam praias naturistas no Brasil. Foi então que adeptos deste estilo de turismo começaram a frequentar a praia de Balneário Camboriú. Por algum tempo, houve controvérsias entre os visitantes do local: nem todo mundo aceitava o turismo natural praticado por lá. Mas os desentendimentos acabaram com a publicação de um artigo na revista Manchete, em 1984, que falava sobre o naturismo da Praia do Pinho

O artigo, intitulado “Todo mundo nu em Balneário”, chamou a atenção de praticantes e curiosos do naturismo de todo o Brasil, que foram atraídos pelas areias desta bela praia. Também foi na Praia do Pinho que aconteceu a criação da Federação Brasileira do Naturismo (FBrN), em 1988. 

O código de conduta

A Federação Internacional de Naturismo, que tem origem francesa, define o naturismo como um modo de vida em harmonia com a natureza que tem como característica a prática do turismo em grupo, com ênfase à promoção do autorrespeito, do respeito ao próximo e dos cuidados com a natureza. Para garantir a paz e o respeito mútuo em praias abertas ao turismo natural, foi criado um Código de Ética em 1996. 

As normas estabelecem algumas regras que devem ser seguidas em prol da tranquilidade de todos os frequentadores de locais como a Praia do Pinho. Faltas graves, como violência física e prática de atos obscenos, resultam na expulsão da praia. Já os comportamentos considerados inadequados, como tirar fotografias de outros naturistas sem as devidas permissões ou deixar lixo nas areias da praia podem levar a advertências, suspensão ou até mesmo à expulsão do local. 

O código de conduta tem como objetivos principais garantir o bem-estar de quem frequenta a praia – sejam eles praticantes do naturismo ou não – e garantir a preservação das inúmeras belezas naturais da primeira praia de naturismo brasileira. 

O que você acha de mais esta belíssima praia catarinense? Deixe a sua opinião sobre a Praia do Pinho nos comentários!

Sobre o Autor

client-photo-1
Casa do Turista
Nós somos verdadeiramente dedicados e apaixonados em fazer sua experiência de viagem tão simples e divertida quanto possível! Casa do Turista, a maior rede de agências de turismo receptivo em Santa Catarina. A empresa que mais levou turistas ao Parque Beto Carrero World nos entre 2012 e 2015. Atendemos a 90% das escalas de navios de cruzeiros nos diferentes portos do Sul do Brasil. Nós realmente apreciamos e damos as boas vindas sugestões e comentários sobre nossa empresa e nosso trabalho.

Comentários

15/03/2019
Já fui algumas vezes, e fui muito bem recebido, pretendo voltar muitas vezes !!!

Deixe uma resposta