Os atrativos da Ilha de Porto Belo

Escrito por Casa do Turista Blog

"

Leia mais

Próximo a orla da Enseada Encantada, em Porto Belo, encontra-se um dos mais importantes destinos turísticos de Santa Catarina. A Ilha de Porto Belo está situada entre os bairros do Centro, Araçá e Perequê e a única maneira de chegar até o local é por meio dos barcos. Entre dezembro e março, o destino é um dos mais requisitados por quem visita o litoral centro-norte catarinense. Confira os principais atrativos do local e saiba como visitar a Ilha de Porto Belo nas suas próximas férias.  

Conheça a Ilha de Porto Belo 

Além de um requisitado destino turístico, a ilha também é uma importante herança da história de Santa Catarina. Evidências apontam que o local já era ocupado há mais de 4000 anos. Na “Pedra da Cruz”, petoglifos denunciam os vestígios dos primeiros habitantes da região: os povos neolíticos. Ainda hoje, as inscrições rupestres podem ser observadas na caminhada pela trilha ecológica. – Saiba mais sobre a história da Ilha de Porto Belo. 

A praia da Ilha de Porto Belo. Fonte: Features Design/Rodrigo Dalri.

A praia da Ilha de Porto Belo. Fonte: Features Design/Rodrigo Dalri.

Desde 1994, quando os netos de Ernesto Stodieck Jr. e a esposa, Vera, colocaram em prática o projeto de transformar o local em um destino turístico, a ilha se tornou um dos mais procurados destinos turísticos da região. De lá para cá, diversos projetos e atrativos passaram a compor a estrutura da Ilha de Porto Belo. Conheça alguns deles: 

Gastronomia na Ilha de Porto Belo 

A culinária tipicamente açoriana está em grande evidência na Ilha de Porto Belo. O destino turístico possui três ambientes de restaurante, com as melhores opções de frutos do mar, pratos tradicionais, pratos cotidianos e lanches, além de sucos naturais e coquetéis. 

A gastronomia dos restaurantes da Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

A gastronomia dos restaurantes da Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

No restaurante, onde são preparados os pratos mais sofisticados, os visitantes podem se deliciar com peixes, camarões, frangos e carnes. Entre as especialidades, destacam-se os filés de peixes de côngrio, salmão e linguado, além de camarões e filé mignon. Porções e iguarias locais também fazem parte do cardápio. 

Já na petiscatia, os visitantes saboreiam deliciosos petiscos com uma vista privilegiada para o mar e exuberância natural. O ambiente é pé-na-areia torna o local uma experiência ainda mais encantadora. Fazem parte do cardápio petiscos tradicionais e frutos do mar, bebidas e coquetéis. 

Para completar, ainda há um quiosque natural, situado em meio a um dos recantos mais aconchegantes da ilha. O local serve sanduíches naturais, lanches no prato, sucos e coquetéis. 

Ecomuseu da Ilha de Porto Belo 

Para valorizar e resgatar parte da história do local, na Ilha de Porto Belo encontra-se o Ecomuseu Univali. Além de um acervo fixo, conta com exposições de curta e longa duração. Entre as características de seu acervo, destaca-se a valorização dos costumes e histórias, além de geografia e biologia. – O Ecomuseu Univali está aberto das 9h às 18h de dezembro e março e a entrada é gratuita. 

Acervo do Ecomuseu Univali na Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

Acervo do Ecomuseu Univali na Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

Esportes náuticos na Ilha de Porto Belo 

Caiaque, stand up padddle, banana boat, esqui-aquático, snorkeling e passeios de lancha. Todas as opções fazem parte da lista de serviços ofertados na Ilha de Porto Belo. Os equipamentos necessários para a prática das atividades podem ser locados na própria ilha. 

Caiaque é um dos esportes náuticos que pode ser praticado na Ilha de Porto Belo. Fonte: Pixabay.

Caiaque é um dos esportes náuticos que pode ser praticado na Ilha de Porto Belo. Fonte: Pixabay.

Trilha ecológica na Ilha de Porto Belo

Explore regiões remotas da Ilha de Porto Belo. No interior da ilha, um percurso de cerca de 1300 metros leva os visitantes para conhecerem as histórias e lendas do local e se encantar com paisagens naturais exuberantes. O trajeto tem grau de dificuldade médio e aproximadamente 1h de duração.

Trilha ecológica da Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

Trilha ecológica da Ilha de Porto Belo. Fonte: Ilha de Porto Belo.

Como chegar até a Ilha de Porto Belo

Há diversas maneiras de chegar até a Ilha de Porto Belo. Há, pelo menos, 5 pontos de embarque com saídas diárias para ilha em alta temporada. Conheça alguns dos mais divertidos e agradáveis passeios com paradas na Ilha de Porto Belo:

Porto dos Piratas – Caixa D’Aço com Ilha: com saída do Porto dos Piratas, no Centro de Porto Belo, o passeio com a escuna percorre a Vila do Araçá, a Enseada do Caixa D’Aço (com parada nesse local) e termina com um desembarque opcional gratuito na ilha. Durante o passeio, os visitantes se divertem em uma atmosfera imersiva de fantasia, com piratas e muita música. – Adquira seu ingresso.

Porto dos Piratas – Bombinhas com Ilha: assim como a opção anterior, esse passeio também tem saída no Porto dos Piratas. O tour percorre a Vila do Araçá, Ponta de Porto Belo, Praia de Bombas, Praia de Bombinhas, Praia da Sepultura (com a primeira parada nesse local) e Enseada do Caixa D’Aço (com a segunda parada realizada aqui). O destino final do passeio é a Ilha de Porto Belo, onde os visitantes podem fazer um desembarque opcional gratuito. – Adquira seu ingresso.

O Pirata – Bombinhas com Ilha: o ponto de partida desse passeio é o trapiche de Bombinhas, próximo das praias da Lagoinha, Embrulho e Prainha. O tour percorre as praias de Bombinhas, Bombas, Estaleiro, Enseada do Caixa D’Aço e, por fim, faz uma parada de 1h na Ilha de Porto Belo. O horário de saída é ás 10h30 e a duração total do passeio tem cerca de 4h. – Adquira seu ingresso.

 

Quer conhecer outras opções de passeios no litoral centro-norte de Santa Catarina? A Casa do Turista é especialista no assunto. Confira uma ampla e diversificada lista de atrativos na nossa loja virtual.

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Quero consultar
1
Posso lhe ajudar?
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by