Conheça os parques e reservas de Bombinhas

Escrito por Casa do Turista

"

Leia mais

Bombinhas – SC está localizada entre Florianópolis e Balneário Camboriú. Além das belas praias, a cidade chama a atenção pela preservação da natureza. Com rígidas regras ambientais de proteção do meio ambiente, a região tem a conservação de suas paisagens naturais garantida.

Se você é um apaixonado pela natureza, não pode deixar de conhecer as reservas ecológicas de Bombinhas. Saiba mais sobre elas!

Passeios em Bombinhas

Patrimônio Ecológico Nacional em Bombinhas

A Reserva Marinha Biológica do Arvoredo é considerada como um dos melhores lugares da região sul do Brasil para a prática de mergulho ecológico. Com quase 18 hectares, esse Patrimônio Ecológico Nacional é formado pelas ilhas do Arvoredo, Galé e Deserta. Está situada a cerca de 11 km da costa de Bombinhas. A área passou a ser protegida em 1990, pois além da riqueza natural, a reserva guarda importantes vestígios históricos e arqueológicos de mais de dois mil anos atrás.

Dentre as ilhas que compõem a maior reserva de Bombinhas, a que mais chama atenção é a Arvoredo. A riqueza da fauna marinha ao redor da ilha atrai mergulhadores de todos os níveis. Ela é repleta de diferentes espécies de animais marinhos, como arraias, tartarugas, moreias, lulas e sardinhas, entre outros. Para chegar ao local, é preciso ir de barco. As escolas de mergulho da cidade realizam saídas diárias no verão e semanais fora da alta temporada. Durante o percurso é frequente encontrar aves marinhas como atobás, fragatas, trinta-réis, albatrozes e gaivotas. Na Ilha da Galé, o que atrai muitos turistas é o naufrágio do rebocador Lili, que afundou em 1958. Todas as ilhas da Reserva Marinha Biológica do Arvoredo de Bombinhas têm o acesso controlado pelo Instituto Chico Mendes.

Atrativos do Parque Municipal do Morro do Macaco

No Parque Municipal do Morro do Macaco estão algumas das trilhas mais procuradas pelos turistas que visitam Bombinhas. Uma delas é a Trilha da Tainha, com duração média de três horas. A trilha costumava ser um caminho usado pelos nativos da região. Ela vai beirando o costão e passa por trechos de Mata Atlântica, uma gruta e córregos. No percurso, é possível observar as “fazendas marinhas” para o cultivo de mariscos no mar de Canto Grande. Ao chegar ao final do percurso, o turista encontra a Praia da Tainha, considerada uma das praias mais belas e exuberantes de Bombinhas.

Outro ponto turístico do Parque Municipal do Morro do Macaco é a Ilha do Macuco, chamada também de Ilha do Amendoim. O local é bastante procurado por pessoas que buscam por lugares onde possam estar em contato direto com a natureza e ter tranquilidade. Por ter águas calmas e cristalinas, a Ilha do Macuco também é um dos lugares preferidos de mergulhadores e pescadores.

Parque Municipal da Galheta

O Parque Municipal da Galheta está situado em uma área remanescente da Mata Atlântica e, por isso, possui paisagens incríveis. O parque não possui infra-estrutura para receber visitantes, mas as trilhas são bastante procuradas durante a alta temporada. É um dos locais preferidos dos visitantes que querem praticar ecoturismo. O Parque Municipal da Galheta está no costão da Praia de Bombas, que tem 2 km de extensão, mar aberto e águas transparentes. O nome da praia foi criado pelos açorianos, que chegaram à região e decidiram chama-la de Bombas devido ao forte barulho das ondas.

Outras trilhas em meio à Mata Atlântica

O município de Bombinhas tem grande parte de sua área localizada dentro da Mata Atlântica. Por isso, trilhas em meio à mata é algo que não falta em Bombinhas. Muitas delas estão em áreas preservadas. A trilha que tem início na Praia de Zimbros é uma boa dica para os que gostam de aventuras e praias desertas. Durante o percurso, o turista pode passar pelas praias Deserta, Cardoso, Vemelha e Triste, onde é possível visitar uma pequena cachoeira.

O que achou do nosso post? Ficou com vontade de conhecer Bombinhas? Conte para a gente nos comentários!

ACESSAR CONTEÚDO SOBRE TOURS DE:
Bombinhas  |  Balneário Camboriú  |  Beto Carrero

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pin It on Pinterest

Open chat
1
Olá, seja bem-vindo, posso ajudar você?
Powered by